terça-feira, 2 de abril de 2013

Os Músculos Parte 2


Oi pessoal!

Hoje iremos dar continuidade a nossa aula sobre músculos, na postagem anterior nós falamos sobre funções musculares, tipos de musculatura e conceituamos o músculo, caso você não tenha conferido a primeira parte clique aqui.

Os Músculos (parte 02)

Classificação


Podemos classificar os músculos quanto a sua situação, forma, disposição da fibra, origem e inserção, função e nomenclatura.


Quanto a Situação:



a) Superficiais ou Cutâneos: Estão logo abaixo da pele e apresentam no mínimo uma de suas inserções na camada profunda da derme. Estão localizados na cabeça (crânio e face), pescoço e na mão (região hipotenar).

Exemplo: Platisma.


b) Profundos ou Subaponeuróticos: São músculos que não apresentam inserções na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Estão localizados abaixo da fáscia superficial.

Exemplo: Pronador quadrado.

Quanto à Forma:

a) Longos: São encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais são os mais longos, podendo passar duas ou mais articulações.

Exemplo: Bíceps braquial.



b) Curtos: Encontram-se nas articulações cujos movimentos tem pouca amplitude, o que não exclui força nem especialização.

Exemplo: Músculos da mão.



c) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. São encontrados nas paredes das grandes cavidades (tórax e abdome).

Exemplo: Diafragma.






Quanto à Disposição da Fibra:


a) Reto: Paralelo à linha média. Ex: Reto abdominal.
b) Transverso: Perpendicular à linha média. Ex: Transverso abdominal.
c) Oblíquo: Diagonal à linha média. Ex: Oblíquo externo.



Quanto à Origem e Inserção:


a) Origem: É a extremidade do músculo que se encontra presa à peça óssea e que não se desloca - ponto fixo. É dividido em:

  • Uníceps - Apresenta apenas uma cabeça de origem, ou seja, origina-se apenas por um tendão;
  • Bíceps - Apresenta duas cabeças de origem;
  • Tríceps - Apresenta três cabeças de origem;
  • Quadríceps - Apresenta quatro cabeças de origem.

b) Inserção: É a extremidade do músculo que se encontra presa à peça óssea, mas que se desloca - ponto móvel. É dividido em:

  • Unicaudado - Insere-se apenas por um tendão;
  • Bicaudado - Insere-se por dois tendões;
  • Policaudado - Insere-se po três ou mais tendões.



Quanto à Função:


a) Agonistas: São os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: Pegar uma chave sobre a mesa, agonistas são os flexores dos dedos.
b) Antagonistas ou Oponente: Músculos que se opõem à ação dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Ex: idem anterior, porém os antagonistas são os extensores dos dedos.
c) Sinergistas: São aqueles que participam estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos indesejáveis durante a ação principal. Ex: idem anterior, os sinergistas são estabilizadores do punho, cotovelo e ombro.
d) Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.





Quanto à Nomenclatura:


O nome dado aos músculos é derivado de vários fatores, entre eles o fisiológico e o topográfico:

a) Ação: Extensor dos dedos.
b) Ação Associada à Forma: Pronador redondo e pronador quadrado.
c) Ação Associada à Localização: Flexor superficial dos dedos.
d) Forma: Músculo Deltóide (letra grega delta).
e) Localização: Tibial anterior.
f) Número de Origem: Bíceps femoral e tríceps braquial.



Tipos de Contrações



O nome dado aos músculos é derivado de vários fatores, entre eles o fisiológico e o topográfico:

a) Contração Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabeça.

b) Contração Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. Ex: idem anterior, porém quando recolocamos o livro sobre mesa.

c) Contração Isométrica: servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa. Ex: idem anterior, porém quando o livro é sustentado em abdução de 90°.



Anatomia Microscópica da Fibra Muscular


O tecido muscular consiste de células contráteis especializadas, ou fibras musculares, que são agrupadas e dispostas de forma altamente organizada. Cada fibra de músculo esquelético apresenta dois tipos de estruturas filiformes muito delgadas, chamadas miofilamentos grossos (miosina) e finos (actina). 

Contração Múscular (Actina sobre Miosina)













Referências:

1. Brasil Escola. Tecido muscular. Página visitada em 5 de março de 2012.
2. Milton Carlos Malaghini, 1999. Breve descrição sobre os tipos de músculos. Disponível em: <http://www.geocities.com/~malaghini/musculo1.html>. Revisado em Janeiro/2009. Acesso em 26/01/2009.
3. Concept II Rowing Ergometer, user manual (PDF) (1993).
4. Urbancheka M, Pickenb E, Kaliainenc L, Kuzon W. (2001). "Specific Force Deficit in Skeletal Muscles of Old Rats Is Partially Explained by the Existence of Denervated Muscle Fibers". The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences 56:B191-B197.
5. (2005) "Association of adiponectin and resistin with adipose tissue compartments, insulin resistance and dyslipidaemia". Diabetes, obesity & metabolism 7 (4): 406–13. DOI:10.1111/j.1463-1326.2004.00410.x. PMID 15955127.


Bom pessoal, por hoje é só. Na próxima postagem continuaremos com a analise do sistema muscular, espero que tenham gostado. 

Confiram:

Os Músculos (Parte 1)
Os Músculos (Parte 3)

Att.: Erivaldo Garrote





Nenhum comentário :

Postar um comentário