quinta-feira, 4 de abril de 2013

Os Músculos Parte 3


Oi pessoal!

Hoje iremos dar continuidade a nossa aula sobre músculos. Nas postagens anteriores falamos sobre funções musculares, tipos de musculatura. Conceituamos o músculo, classificamos quanto a sua situação, disposição de fibra, origem e inserção, função e nomenclatura. Caso não tenha conferido a primeira parte e segunda parte, clique em:


Os Músculos Parte 3


Classificação

Tipos de Movimentos Musculares / 
Termos Anatômicos de Movimento


Flexão é a curvatura ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. 
Extensão é quando aumentamos o ângulo entre os ossos ou partes do corpo.

 Adução é o movimento na direção do plano mediano em um plano coronal.
Abdução é afastar-se do plano mediano no plano coronal.

Rotação Medial traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano.
Rotação Lateral leva a face anterior para longe do plano mediano.



Retrusão é o movimento de retração (para trás) ocorre na retrusão da mandíbula e no ombro.
Protrusão é o movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protrusão da mandíbula e no ombro.


Oclusão é o movimento em que ocorre o contato da arcada dentário superior com a arcada dentária inferior.
Abertura é o movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido súpero-inferior.

Rotação Inferior da Escápula é o movimento em torno de um eixo sagital no qual o ângulo inferior da escápula move-se medialmente e a cavidade glenóide move-se caudalmente.
Rotação Superior da Escápula é o movimento em torno de um eixo sagital no qual o ângulo inferior da escápula move-se lateralmente e a cavidade glenóide move-se cranialmente.


Elevação é elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros.
Abaixamento é abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.


Retroversão é a posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é posterior ao plano vertical através da sínfise púbica.
Anteroversão é a posição da pelve na qual o plano vertical através das espinhas ântero-superiores é anterior ao plano vertical através da sínfise púbica.


Pronação é o movimento do antebraço e mão que gira o rádio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha posteriormente. e no ombro.
Supinação é o movimento do antebraço e mão que gira o rádio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mão olha anteriormente. e no ombro.


 Inversão é o movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Quando o pé está totalmente invertido, ele também está plantifletido.
Eversão é o movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Quando o pé está totalmente evertido, ele também está dorsifletido.


Dorsi-flexão (flexão dorsal): movimento de flexão na articulação do tornozelo, como acontece quando se caminha morro acima ou se levantam os dedos do solo.
Planti-flexão (flexão plantar): dobra o pé ou dedos em direção à face plantar, quando se fica em pé na ponta dos dedos.



Terminamos aqui a parte do Sistema Muscular Global e antes de entrarmos no Sistema Muscular mais específico - onde abordaremos áreas isoladas como Tórax, abdome, Dorso, Membros Superiores e Inferiores - iremos explanar um pouco sobre Planos de Delimitação, Eixos, Planos de Secção e Termos de Posição e Direção.

Referências:

1. Brasil Escola. Tecido muscular. Página visitada em 5 de março de 2012.
2. Milton Carlos Malaghini, 1999. Breve descrição sobre os tipos de músculos. Disponível em: <http://www.geocities.com/~malaghini/musculo1.html>. Revisado em Janeiro/2009. Acesso em 26/01/2009.
3. Concept II Rowing Ergometer, user manual (PDF) (1993).
4. Urbancheka M, Pickenb E, Kaliainenc L, Kuzon W. (2001). "Specific Force Deficit in Skeletal Muscles of Old Rats Is Partially Explained by the Existence of Denervated Muscle Fibers". The Journals of Gerontology Series A: Biological Sciences and Medical Sciences 56:B191-B197.
5. (2005) "Association of adiponectin and resistin with adipose tissue compartments, insulin resistance and dyslipidaemia". Diabetes, obesity & metabolism 7 (4): 406–13. DOI:10.1111/j.1463-1326.2004.00410.x. PMID 15955127.


Pessoal, espero que tenham gostado desta terceira parte, caso não tenham visto as primeiras partes acessem:


Att.: Erivaldo Garrote


Nenhum comentário :

Postar um comentário